Foto: Rafael Mendon\u00e7a<\/figcaption><\/figure>\nOutro mote das reivindica\u00e7\u00f5es feitas ao novo prefeito \u00e9 em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 sua promessa de campanha de \u201cabrir a caixa preta\u201d dos contratos com as empresas de \u00f4nibus de Belo Horizonte. Segundo Juliana Galv\u00e3o, a transpar\u00eancia em rela\u00e7\u00e3o aos contratos \u00e9 essencial para o futuro do transporte p\u00fablico na capital.<\/span><\/p>\n\u201cA quest\u00e3o da abertura da caixa preta dos contratos sempre foi imprescind\u00edvel. Sempre quando h\u00e1 um reajuste de tarifas, pedimos esclarecimento sobre essa quest\u00e3o. Enquanto n\u00e3o soubermos de fato o lucro, elas n\u00e3o deveriam reajustar as tarifas. Afinal, n\u00e3o sabemos se elas conseguem justificar preju\u00edzo. E ainda que sejam empresas privadas, est\u00e3o servindo o p\u00fablico. Temos convic\u00e7\u00e3o de que enquanto n\u00e3o abrirem plenamente esses dados, elas ter\u00e3o um ponto para reclamar\u201d, avaliou.<\/span><\/p>\nMais que apenas questionar o valor das passagens, os manifestantes pretendem pressionar o novo prefeito para cumprir suas promessas de campanha.<\/span><\/p>\n\u201cO (Alexandre) Kalil esclareceu que iria abrir a caixa preta e vamos pression\u00e1-lo. Se tiver que entrar com a\u00e7\u00e3o, vamos faz\u00ea-lo. Mas, primeiro, precisamos entender seu posicionamento. N\u00e3o adianta justificar o aumento de forma evasiva que foi sancionado pelo Lacerda. Precisamos, ao menos, saber sua postura para o futuro e se vai pressionar as empresas que operam o transporte p\u00fablico em Belo Horizonte e a BhTrans\u201d, afirma Juliana.<\/span><\/p>\nEm contato, a assessoria de imprensa da Prefeitura esclareceu que o reajuste j\u00e1 entrou em vigor e o atual gestor da capital n\u00e3o teria capacidade de suprimi-lo, caso avaliasse incorreto. Por\u00e9m, segundo o \u00f3rg\u00e3o, tanto Alexandre Kalil, quanto o vice-prefeito, Paulo Lamac, j\u00e1 pediram estudos sobre o aumento da passagem e prometem avaliar a situa\u00e7\u00e3o do transporte p\u00fablico na capital mineira.<\/span><\/p>\nO Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), por sua vez, entende que o aumento das passagens segue os par\u00e2metros estabelecidos nos contrato da concess\u00e3o, avaliando a varia\u00e7\u00e3o de custos no \u00f3leo diesel, rodagem, ve\u00edculos, m\u00e3o-de-obra e despesas administrativas. A comunica\u00e7\u00e3o do \u00f3rg\u00e3o explicou, ainda, que o estudo do aumento foi encaminhado \u00e0 BHTrans. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 \u201cabertura da caixa preta\u201d, o SETRA-BH entende que PBH e BHTrans que devem ser os alvos da cobran\u00e7a.<\/span><\/p>\nAtrav\u00e9s da sua equipe de comunica\u00e7\u00e3o, a BHTrans explicou que o reajuste j\u00e1 \u00e9 previsto em contrato ao final de cada ano e sofre uma revis\u00e3o quadrienal para \u201caparar arestas\u201d que tenham ficado no caminho, seja aumento ou decr\u00e9scimo no valor. O \u00f3rg\u00e3o explica, ainda, que mant\u00e9m os documentos na internet no seu portal.<\/span><\/p>\nSERVI\u00c7O<\/strong><\/span><\/p>\nTarifas do transporte convencional por \u00f4nibus:<\/span><\/p>\nValores vigentes a partir de 3\/1\/2017:<\/span><\/p>\n\u2022 Linhas perimetrais, diametrais, semi-expressas e Move – R$4,05;<\/span><\/p>\n\u2022 Tarifa de integra\u00e7\u00e3o com o metr\u00f4 – R$4,05;<\/span><\/p>\n\u2022 Linhas circulares e alimentadoras (\u00f4nibus na cor amarela) – R$2,85;<\/span><\/p>\n\u2022 Linhas de vilas e favelas (micro\u00f4nibus na cor amarela) – R$0,90;<\/span><\/p>\n\u2022 Linha Executiva SE02(Buritis\/Savassi) – R$6,10.<\/span><\/p>\nObs: Na tarifa da linha executiva SE02 est\u00e1 mantida a concess\u00e3o de desconto aos usu\u00e1rios do Cart\u00e3o BHBUS. O desconto ser\u00e1 de 6,55%, ou seja, a tarifa com desconto ficar\u00e1 em R$5,70.<\/span><\/p>\n[\/vc_column_text][\/vc_column][\/vc_row][vc_row][vc_column width=”1\/1″][vc_empty_space empty_h=”2″][\/vc_column][\/vc_row]<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Se o reajuste seguisse a infla\u00e7\u00e3o, a passagem deveria ser R$ 0,51 mais barata<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":55928,"parent":0,"menu_order":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","template":"","meta":{"footnotes":""},"portfolio_category":[37,30,27],"class_list":["post-55924","portfolio","type-portfolio","status-publish","has-post-thumbnail","hentry","portfolio_category-ultimas","portfolio_category-reportagem","portfolio_category-politica"],"yoast_head":"\n
O aumento do \u00f4nibus cheira mal - O Beltrano<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n\t \n