Foto: Karla Boughoff<\/figcaption><\/figure>\nSe os acontecimentos recentes no Brasil mostram que a for\u00e7a e a uni\u00e3o das mulheres devem ser decisivas para a defini\u00e7\u00e3o de um novo presidente, as propagandas eleitorais e os planos dos candidatos ao mais alto cargo p\u00fablico do pa\u00eds demonstram que elas ainda seguem fora do radar eleitoreiro. Mesmo nas chapas que trazem mulheres como candidatas a vice, a imagem e fala delas na TV \u00e9 nula, exceto, \u00e9 claro, nas exibi\u00e7\u00f5es das postulantes Marina Silva (Rede) e Vera L\u00facia (PSTU).<\/span><\/p>\nPara se ter uma ideia, em cerca de uma semana, um dos grupos de \u201cMulheres contra Bolsonaro\u201d no Facebook arregimentou mais de 2 milh\u00f5es de eleitoras que declaram abertamente o n\u00e3o voto ao candidato, o que equivale a aproximadamente 1% da popula\u00e7\u00e3o brasileira O grupo e suas moderadoras foram hackeados na madrugada do \u00faltimo domingo (16) por seguidores do postulante Jair Bolsonaro (PSL), que tem atitudes mis\u00f3ginas registradas em v\u00eddeos e entrevistas.<\/span><\/p>\nA forma adotada pelo candidato no combate \u00e0 opini\u00e3o das mulheres, vista em muitos de seus debates e falas, se repete tamb\u00e9m nas redes sociais: o silenciamento. Isso \u00e9 n\u00edtido tamb\u00e9m na sua propaganda eleitoral, onde, em seus 8 segundos de exibi\u00e7\u00e3o, n\u00e3o h\u00e1 nenhuma men\u00e7\u00e3o \u00e0s mulheres. Nas 81 p\u00e1ginas de seu plano de governo, a palavra \u201cmulher\u201d \u00e9 mencionada apenas uma vez, como \u201coutro exemplo ideol\u00f3gico de mudan\u00e7a, combater o estupro de mulheres e crian\u00e7as\u201d. Apesar disso, ele n\u00e3o traz nenhuma proposta direcionada a essa parcela da popula\u00e7\u00e3o que representa a maior parte dos eleitores do pa\u00eds.<\/span><\/p>\nN\u00e3o apenas Bolsonaro, mas os demais que, inclusive, t\u00eam na sua chapa uma candidata a vice mulher, n\u00e3o exploram essa representatividade feminina na propaganda eleitoral. Dentre as 13 candidaturas ao pleito, apenas duas s\u00e3o mulheres, e dentre os 11 candidatos, cinco t\u00eam vices mulheres.<\/span><\/p>\nO candidato Geraldo Alckmin (PSDB), por exemplo, que nos debates j\u00e1 realizados na TV aberta enalteceu a sua vice Ana Am\u00e9lia (PP) como a representa\u00e7\u00e3o da mulher em sua chapa, ignora a sua exist\u00eancia na propaganda eleitoral, mesmo tendo o maior tempo de exibi\u00e7\u00e3o dentre todas as candidaturas. No caso mais extremo, como o do candidato Jo\u00e3o Amo\u00eado (Novo), ele n\u00e3o s\u00f3 exclui a figura da mulher na sua transmiss\u00e3o, como em seu pr\u00f3prio plano de governo. Entre suas 23 p\u00e1ginas de propostas, n\u00e3o h\u00e1 a men\u00e7\u00e3o \u00e0 palavra mulher sequer uma vez.<\/span><\/p>\nA propaganda eleitoral exibida na \u00faltima quinta-feira (13), no hor\u00e1rio de 13h, e cronometrada pela\u00a0Campanha Libertas, traz o mesmo padr\u00e3o j\u00e1 contabilizado nos \u00faltimos monitoramentos. As candidatas mulheres n\u00e3o s\u00f3 figuram em menor quantidade, como t\u00eam menos tempo de fala na propaganda da TV,, mesmo proporcionalmente.<\/span><\/p>\nAo cargo de presidente da Rep\u00fablica, foram exibidas 13 candidaturas, que somaram o tempo total de cerca de 12 minutos. A exibi\u00e7\u00e3o dos programas de Vera L\u00facia e Marina Silva \u2013 em fun\u00e7\u00e3o do tempo de seus partidos \u2013 corresponde a 5% do tempo total da propaganda dos candidatos \u00e0 Presid\u00eancia.<\/span><\/p>\nJ\u00e1 as candidaturas ao cargo de deputado federal, tamb\u00e9m exibidas na quinta-feira, contaram com 50 postulantes homens e 24 mulheres. Enquanto os candidatos falaram por cerca de 5 minutos, as candidatas tiveram em torno de 2 minutos e meio de fala.<\/span><\/p>\nSegundo decis\u00e3o do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos ou coliga\u00e7\u00f5es devem reservar 30% do tempo na propaganda eleitoral \u00e0s candidaturas femininas de suas legendas ou grupos pol\u00edticos ao longo de todos os 35 dias de exibi\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\nVeja como foi o monitoramento da \u00faltima quinta-feira:<\/span><\/p>\nAo cargo de presidente da Rep\u00fablica:<\/span><\/strong><\/p>\nFernando Haddad (PT): 2\u201922\u201dJo\u00e3o Amo\u00eado (Novo): 5\u201d\u00c1lvaro Dias (Podemos): 39\u201dJair Bolsonaro (PSL): 8\u201dJo\u00e3o Goulart Filho (PPL): 5\u201dMarina Silva (Rede): 21\u201dCabo Daciolo (Patriota): 8\u201dEymael (DC): 8\u201dHenrique Meirelles (MDB): 1\u201955\u201dCiro Gomes (PDT): 38\u201dGuilherme Boulos (Psol): 13\u201dGeraldo Alckmin (PSDB): 5\u201929\u201dVera L\u00facia (PSTU): 14\u201d<\/span><\/p>\nAo cargo de deputado federal:<\/span><\/strong><\/p>\nCONTAGEM POR PARTIDO<\/span><\/strong><\/p>\nMDB \nHomens (2): 17\u2019\u2019 \nMulheres (2): 18\u2019\u2019 \nTempo total: 35\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPDT \nHomens (5): 31\u2019\u2019 \nMulheres (3): 10\u201d \nTempo total: 41\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPRB \nHomens (3): 23\u201d \nMulheres (1): 3\u2019\u2019 \nTempo total: 26\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPV \nHomens (2): 9\u201d \nMulheres (1): 14\u2019\u2019 \nTempo total: 23\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPSOL \nHomens (1): 3\u2019\u2019 \nMulheres (2): 6\u201d \nTempo total: 9\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPTB \nHomens (3): 8\u201d \nMulheres (2): 17\u2019\u2019 \nTempo total: 25\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPSC \nHomens (0): 0 \nMulheres (1): 3\u2019\u2019 \n<\/span>Tempo total: 3\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPMN: \nHomens (1): 3\u2019\u2019 \nMulheres (0): 0 \nTempo total: 3\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPatriota \nHomens (1): 7\u2019\u2019 \nMulheres: 0 \nTempo total: 7\u201d<\/span><\/p>\nPSDB \nHomens (6): 1\u201d \nMulheres (4): 37\u2019\u2019 \nTempo total: 1\u201937\u201d<\/span><\/p>\nPSD \nHomens (2): 23\u2019\u2019 \nMulheres (1): 8\u2019\u2019 \nTempo total: 31\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPP \nHomens (1): 11\u2019\u2019 \nMulheres (1): 12\u2019\u2019 \nTempo total: 23\u201d<\/span><\/p>\nDEM \nHomens (3): 28\u2019\u2019 \nMulheres (0): 0 \nTempo total: 28\u201d<\/span><\/p>\nPPS \nHomens (1): 12\u2019\u2019 \nMulheres (0): 0 \nTempo total: 12\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPT \nHomens (11): 1\u201919\u2019\u2019 \nMulheres (5): 35\u2019\u2019 \nTempo total: 1\u201954\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPSB \nHomens (1): 14\u2019\u2019 \nMulheres (0): 0 \nTempo total: 14\u201d<\/span><\/p>\nPR \nHomens (1): 7\u2019\u2019 \nMulheres (0): 0 \nTempo total: 7\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPCdoB \nHomens (1) : 21\u2019\u2019 \nMulheres (0): 0 \nTempo total: 21\u201d<\/span><\/p>\nPROS \nHomens (1): 16\u2019\u2019 \nMulheres (0): 0 \nTempo total: 16\u201d<\/span><\/p>\nPodemos \nHomens (1): 4\u2019\u2019 \nMulheres (1): 5\u2019\u2019 \nTempo total: 9\u2019\u2019<\/span><\/p>\nPSTU \nHomens (1): 3\u2019\u2019 \nMulheres (0): 0 \nTempo total: 3\u2019\u2019<\/span><\/p>\nCONTAGEM POR COLIGA\u00c7\u00c3O<\/span><\/strong><\/p>\nColiga\u00e7\u00e3o Minas por Todos (MDB, PDT, PRB, PV)<\/strong> \nHomens (12): 1\u201920\u2019\u2019 \nMulheres (7): 45\u2019\u2019 \nTempo total: 2\u201905\u201d<\/span><\/p>\nColiga\u00e7\u00e3o Unidos por Minas (PTB, PMN, PSC)<\/strong> \nHomens (4): 11\u2019\u2019 \nMulheres (3): 20\u2019\u2019 \nTempo total: 31\u2019\u2019<\/span><\/p>\nColiga\u00e7\u00e3o Renova\u00e7\u00e3o (Patriota, PTC, PMB)<\/strong> \nHomens (1): 7\u2019\u2019 \nMulheres (0): 0 \nTempo total: 7\u2019\u2019<\/span><\/p>\nColiga\u00e7\u00e3o Reconstru\u00e7\u00e3o J\u00e1 (DEM, PP, PPS, PSD, PSDB, Solidariedade) \n<\/strong>Homens (13): 2\u201914\u2019\u2019 \nMulheres (6): 57\u2019\u2019 \nTempo total: 3\u201911\u2019\u2019<\/span><\/p>\nhttp:\/\/www.campanhalibertas.org\/2018\/09\/17\/forca-do-eleitorado-feminino-nao-e-absorvida-pelos-candidatos\/[\/vc_column_text][\/vc_column][\/vc_row][vc_row][vc_column width=”1\/1″][uncode_block id=”61182″][\/vc_column][\/vc_row][vc_row][vc_column width=”1\/1″][vc_empty_space empty_h=”1″][vc_raw_html]JTNDZGl2JTIwY2xhc3MlM0QlMjJmYi1jb21tZW50cyUyMiUyMGRhdGEtaHJlZiUzRCUyMmh0dHAlM0ElMkYlMkZ3d3cub2JlbHRyYW5vLmNvbS5iciUyRiUzRnBvc3RfdHlwZSUzRHBvcnRmb2xpbyUyNnAlM0Q2OTM4NCUyNnByZXZpZXclM0R0cnVlJTIyJTNFJTNDJTJGZGl2JTNF[\/vc_raw_html][\/vc_column][\/vc_row]<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Fiscaliza\u00e7\u00e3o da propaganda gratuita feita pela Campanha Libertas revela que mulheres ainda seguem fora do radar pol\u00edtico<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":69385,"parent":0,"menu_order":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","template":"","meta":{"footnotes":""},"portfolio_category":[34,37,28],"class_list":["post-69384","portfolio","type-portfolio","status-publish","has-post-thumbnail","hentry","portfolio_category-destaques-home","portfolio_category-ultimas","portfolio_category-noticias"],"yoast_head":"\n
For\u00e7a do eleitorado feminino n\u00e3o \u00e9 absorvida pelos candidatos - O Beltrano<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n\t \n